Não se desespere! A troca dos dentes 🦷 acontece para a maioria das crianças por volta dos 6 anos de idade. Mas, algumas vezes, o dente de leite pode passar do tempo de cair e ficar na boca do seu filho. Alguns motivos podem explicar essa situação
👧 No caso dos dentes da frente, pode haver um desvio de posição e o dente permanente acaba nascendo atrás do dente de leite. Neste caso, o dente de leite só cai quando o dente permanente absorve a raiz do dente de leite, deixando ele mole até cair. O tratamento é remover o dentinho de leite e usar aparelho para corrigir a posição do dente permanente.
🧒 Já nos dentes de trás, os dentes permanentes podem ter uma certa resistência da gengiva e, então, encontram dificuldade para surgir na boca. Dessa forma, os dentes de leite permanecem em sua posição. O tratamento é remover o dente de leite e avaliar a situação.
👦 E, por último, o dente de leite pode não cair por conta de uma condição chamada agenesia dental, quando um ou mais dentes permanente são ausentes, ou seja, aquela pessoa não tem um dente permanente e, por consequência, o dente de leite não cai. Neste caso, é importante o profissional avaliar a situação.
👀 Se o seu filho tem 7 anos ou mais e não caiu nenhum dentinho, é hora de ficar de olho e avisar o seu dentista.
#Mestre em Ciências (UFRRJ)
#Doutor em Epidemiologia em Saúde Pública (FIOCRUZ)
www.dr-rocindesberriel.com.br
Whatsapp: (21) 98641-9393
Endereço: Rua Benedito Coelho de Castro, n° 21. Centro - Km 49. Seropédica-RJ.
Comments