✅ Sim, existe. E eu vou te contar neste post. Bom, sempre que se fala em tratamento de canal as pessoas ficam preocupadas por acharem que é complicado e doloroso.
🦷 O tratamento de canal é feito quando a polpa (o nervo do dente), sofre alguma agressão, como uma pancada, fratura ou até mesmo uma lesão de cárie bem avançada que infecta e "mata" o dente.
Na maioria dos casos, o tratamento de canal é inevitável, pois é necessário remover todo o nervo, descontaminar o local e fazer a reconstrução do dente com resina (restauração dentária) ou com uma prótese (coroa), a depender do tamanho da destruição do dente.
👉 No entanto, há alguns casos de traumas ou cáries em que o dente ainda está vivo e com a polpa intacta. O dentista faz um teste de sensibilidade com o dente. Se o paciente responder positivamente ao teste, quer dizer que o dente está vivo.
Nesta situação, o dentista pode fazer o tratamento expectante, que seria uma alternativa para o tratamento de canal. O procedimento consiste em tratar com uma medicação e curativo e aguardar cerca de 45 dias. No retorno, se o dente ainda estiver respondendo, ou seja, vivo, mediante ao teste, o dentista apenas remove o curativo e faz a restauração.
😷 Cada caso é um caso de acordo com especialistas, portanto, se você foi diagnosticado e precisa fazer um tratamento de canal não entre em desespero. O tratamento recomendado pelo dentista sempre é o melhor para você.
Entedeu? Se você suspeitar que está com uma cárie, procure o seu dentista. Quanto antes você tratar, mais rápido, tranquilo e de menor custo será o tratamento.
Invista na sua saúde e compartilhe esta dica 😉!
#Mestre em Ciências (UFRRJ)
#Doutor em Epidemiologia em Saúde Pública (FIOCRUZ)
Whatsapp: (21) 98641-9393
Endereço: Rua Benedito Coelho de Castro, n° 21. Centro - Km 49. Seropédica-RJ.
댓글